Em algum momento de nossas vidas passaremos por uma situação em que falar em público será obrigatório. Seja ao apresentar um trabalho na escola, defender uma tese na faculdade ou fazer alguma apresentação no trabalho.

Não importa o local, o medo de se apresentar é, para muitas pessoas, um desafio enorme. O nervosismo em muitos casos é resultado do medo de ser julgado e focar apenas no que as outras pessoas pensam sobre você.

Segundo o jornal britânico Sunday Times, em matéria publicada em 2015, 41% das pessoas sentem medo em falar em público. Então, não se sinta mal, não é apenas você que se sente desconfortável nessas situações.

Por isso, vamos apresentar 3 dicas para que você consiga falar em público e ter sucesso.

1. Estude sua apresentação

Planejar o que se vai falar é o primeiro passo. Crie um roteiro e busque segui-lo. Quanto maior for o domínio sobre o assunto, maior será a sua segurança na apresentação. Normalmente é usado, pelo palestrante ou apresentador, ferramentas de apoio, como slides ou vídeos.

Essas ferramentas irão dar apoio, fazer com que você não perca a linha de raciocínio e assim ficar mudo no meio da apresentação. Além de conhecer o assunto que está apresentando fica muito mais fácil de explicar suas ideias com algum tipo de apoio visual.

Você pode ainda imaginar como será sua apresentação e treinar na frente do espelho. Quando estiver sozinho em casa, tente visualizar o local da apresentação. E tente ambientar-se com ele, já praticando o que irá falar e os pontos importantes da sua apresentação.

2. Tenha um apoio

Ao se apresentar em público costumamos ficar extremamente nervosos. Além do medo de errar ou “travar” durante a apresentação, começamos a suar e não sabemos como se portar. A postura para o palestrante é de fundamental importância para transmitir a ideia do que se quer.

Portanto, busque um apoio, de preferência algo que seja discreto. Pode ser uma caneta ou, quando for possível, use o controle para mudar os slides que você possa estar usando. Ao segurar alguma coisa na mão, teremos uma maior segurança e assim maior confiança.

Outro ponto interessante é focar em um ponto sala. Busque alguém da plateia que você tenha intimidade e quando se sentir desconfortável olhe para aquela pessoa, assim será como se você estivesse em uma conversa informal.

3. Esteja confortável

Use uma vestimenta que traga confiança. Esteja com um calçado confortável e uma roupa, que além de estar de acordo com o local da apresentação, faça com que você se sinta bem. Camisas escuras ajudam a evitar que fiquem manchas de suor nas axilas.

Foque na respiração e tente respirar devagar. Com a respiração controlada você se sentirá mais calmo, o que ajudará na hora de falar.

Fale de forma simples e evite o vício de linguagem. Ter clareza quando se fala, impondo a voz de forma controlada, atrairá a atenção do público, não deixando que ele se disperse e pare de prestar atenção em você.

Você é a pessoa mais importante

Lembre-se! Você não é o único que passará por essa situação. As pessoas que estão te assistindo, estão lá para aprender e não para julgar.

Você é a pessoa mais importante, já que você detém o conhecimento sobre o assunto apresentado. Por isso, estude bem, mantenha a calma e pratique.

Para auxiliar no seu êxito, a Edusense tem o curso perfeito para você. Vencer o medo de falar em público traz 9 aulas com explicação sobre motivos do medo, formas de vencer a timidez e a receita para se dar bem falando para qualquer tipo de público.

Acesse agora mesmo e vença mais esse desafio para conquistar o seu sucesso.